quarta-feira, setembro 07, 2011

The Gossip


The Gossip, ou apenas Gossip, foi formado em 1999 por Beth Ditto (vocalista), Brace Paine (guitarrista) e Kathy Mendonca (baterista). Apesar dos três serem naturais do Arkansas, a banda foi formada em Olympia, onde eles moravam na época em que estudavam no Evergreen State College. O primeiro EP do trio foi lançado no mesmo ano pela K Records e coincidiu com a turnê ao lado da banda Sleater-Kinney. Em agosto de 2000, The Gossip participou do primeiro LadyFest em Olympia. O primeiro album "Tha't Not What I Weird" foi lançado em janeiro de 2001, seguido de um EP e o segundo disco, "Movement", de 2003. No mesmo ano, Kathy Mendonca sai da banda para seguir carreira como obstetra e é substítuida pelo baterista Hanna Blilie. "Standing Out Of Control" é lançado em 2006, ganha disco de ouro no Reino Unido e "Music For Men" em 2009 garante ouro triplo com a música "Heavy Cross" na Alemanha. Em janeiro desse ano quebrou o recorde no pais de faixa mais vendida em todos os tempos.


Beth Ditto
Beth merece um parágrafo exclusivo nesse humilde post. Isso por que não pode-se falar de Gossip sem falar nela. Pesando por volta de 100 Kg, feminista, lésbica assumidíssima, a moça solta seu vozeirão no palco na maioria das vezes vestindo apenas roupas intímas. Apesar da sonoridade da banda ser mais indie, garage rock com altas doses de pop, acredito que Beth traz para os dias atuais muito do que as riot grrrls passavam na década de noventa com o punk mais tradicional. Defensora dos direitos LGBT, escreveu a música “Standing in the Way of Control“ como resposta a decisão do governo de negar direitos de casamento a casais LGBT.
Beth Ditto é grande fã de Poly Styrene, outra representante feminina no punk que provavelmente sofreu bastante preconceito por ser mulher e negra. Enfim, Ditto é uma polêmica aparte, confira algumas curiosidade sobre sua pessoa abaixo:

Além de posar nua para a revista erótica para lésbicas, On Our Backs, Beth Ditto posou para a capa da revista Diva, especializada no universo homossexual, com os dizeres "Punk Will Never Diet" (Punk nunca vai entrar de dieta), em referência á emblemática frase "Punk Will Never Die" (Punk nunca vai morrer).

Segundo afirma, ela não usa desodorante ou depila as axilas alegando que "punks normalmente fedem". 
 
Ganhou o título de "Pessoa Mais Fantástica do Rock" pela NME em 2006 e o de "Artista Internacional do Ano" pela Glamour Awards em 2008, além de ser indicada a "Mulher Mais Sexy do Ano" em 2007.
Esses são meus dois albuns preferidos, o link está aí para quem quiser baixar!

Movement  [ Download ]
Standing In The way Of Control  [ Download ]

 

4 comentários:

  1. A voz dela é realmente maravilhosa, gosto de algumas músicas deles.. São ótimos! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Já tentei gostar dessa bandas, só que não deu x___x

    ResponderExcluir
  3. Embora eu não tenha apatia por esses estlos músicas sempre me impreciono com o talento e a ousadia cantores.

    http://odespertardumsonho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. gostei muuuuuuito mais do seu blog e dessa postagem que dessa banda! Mas valeu...

    ResponderExcluir