sexta-feira, agosto 26, 2011

Gutural Feminino: 10 Vocalistas de Metal

Apesar de não ser o meu estilo musical preferido, admito que fico empolgadíssima quando vejo uma mulher a frente de uma banda de metal cantando com uma voz rouca, grave e potente, usando a técnica conhecida por gutural. Pensando nisso, achei no blog Wildchild uma lista com dez vocalistas que utilizam dessa técnica e que conseguiram destaque no metal. Abaixo está a lista, modifiquei um pouco os textos, quem quiser conferir o original clique aqui.

O número de mulheres vocalistas de bandas de metal extremo, especialmente em bandas de Thrash e Death Metal, vem crescendo cada vez mais, e elas se voltam para o vocal gutural, embora tenha a predominância dos graves, o gutural não é praticado apenas por homens, sendo parcialmente comum ver mulheres usando a técnica.

Pois então, listaremos algumas das mulheres que utilizam a técnica do gutural em suas respectivas bandas:

 Angela Gossow
Banda: Arch Enemy

Com certeza quando se fala em gutural feminino, a primeira mulher que vem à cabeça é a vocalista da banda sueca de melodic death metal, Arch Enemy. A cantora alemã, tem como principais influências: Jeff Walker (Carcass), David Vincent (Morbid Angel), John Tardy (Obituary) e Chuck Billy (Testament). Angela é a mais fanática da banda por estilos mais extremos de metal e contribuiu muito para tornar o som da sua banda mais pesado, sem abandonar a melodia. Gossow teve seu primeiro contato com a música em 1991, na banda Asmodina. Em 1998 tornou-se frontwoman da banda Mistress, até ser chamada em 2001 para assumir os vocais do Arch Enemy

Escutar ♪ 



Alissa White-Gluz
Banda: The Agonist

A vocalista da banda canadense de melodic death metal vem sendo cada vez mais reconhecida devido a sua grande capacidade de combinar vocais limpos com gutural. Aos 21 anos formou a banda The Agonist e agora, aos 23, lançou seu segundo álbum, “Lullabies for the Dormant Mind” pela Century Media Records. A carinha angelical esconde um monstro de voz bipolar. Alissa é vegan e já participou na versão canadense do programa “Ídolos”.

Escutar ♪


Sabina Classen
Banda: Holy Moses


Sabina juntou-se a banda de trash metal, Holy Moses em 1981. Eles foram considerados um dos pioneiros em usar vocal gutural feminino. Em 1994, Classen fundou a banda Temple of the Absurd, na qual também é vocalista.

Escutar ♪


Otep Shamaya
Banda: Otep


Otep Shamaya é uma cantora/compositora estadunidense. Ela fez sua estréia em 2000 com a banda de new metal, Otep. Ela é facilmente distinguida por sua forma pesada de cantar com elementos lírico e claro, gutural.
Escutar ♪



Morgan Lander
Banda: Kittie


Morgan Lander é vocalista e guitarrista da banda canadense, Kittie, na qual toca ao lado de sua irmã, Mercedes Lander. Ela é conhecida por seus guturais, mas também usa bastante do vocal limpo. As irmãs Lander são proprietárias de uma linha de vestuário chamado, Poisoned Black.
Escutar ♪


Britta Görtz
Banda: Cripper


Vocalista e líder da banda alemã de trash metal, Cripper, formada no ano de 2005. O primeiro EP da banda "Killer Escort Service" (2006), foi seguido de shows grandes, como no festival Metalcamp. Em entrevista, Britta afirma que muitas vezes sua voz já foi comparada a de um homem, mas que ela faz o máximo para criar seu próprio estilo.

Escutar ♪

Dana Duffey
Banda: Demonic Christ


Vocalista e compositora principal da banda de black metal norte-americana, Demonic Christ, criada no ano de 1992. A moça que também atende pelo nome de Satania, estreou na música como guitarrista e vocalista da banda Mythic. Dana é casada e tem dois filhos.

Escutar ♪


Candice
Banda: Eths


Vocalista da banda francesa Eths, formada em 1999. Além de bela, Candice canta em francês e alterna entre vocais limpos e guturais graves. As letras das canções do grupo são inspiradas na dolorosa infância da vocalista. Parece difícil de acreditar, e há confusão até mesmo na imprensa especializada, quando os escritores perguntam sobre o "cantor masculino", a resposta é sempre: Candice! Alguns ainda acham que não é fácil aceitar, quando se ouve "Tératologie", seu segundo álbum completo e o primeiro a ser lançado fora da França.

Escutar ♪

Cadaveria
Banda: Cadaveria 

Cadaveria é o codinome da vocalista italiana e também o nome da sua banda, formada em 2001, após o fim da Opera IX. Ela é conhecida por apresentar uma voz única para o feminino da época em que Opera IX foi formado, extremamente gutural e sombria, sendo raras as vezes em que se ouviam nuances mais góticas ou sinfônicas. Juntamente com o Opera IX, Cadaveria fez com que gêneros mais extremos do metal eclodissem, já que o país era conhecido apenas como berço de bandas de power e alternative metal. Uma última curiosidade sobre a cantora: não se sabe o seu nome verdadeiro, em toda entrevista em que é perguntada ela apenas responde: "Creio que isso não seja importante!"

Escutar ♪


Maria "Tristessa" Kolokouri
Banda: Astarte

Também conhecida como apenas "Tristessa", é a vocalista da banda grega feminina de black metal, Astarte, formada no ano de 1995. Tristessa passou a assumir os vocais a partir de 2003, pois antes ela ocupava os cargos de baixista e tecladista, enquanto "Kinthia" assumia a posição de vocalista. Atualmente, quem ocupa os antigos cargos de Tristessa são Derketa nos teclados e Lycon no baixo. Uma última observação é que Tristessa já assumiu as guitarras nas gravações enquanto também ocupava as posições de tecladista e baixista. 
(Atualizando a postagem) Infelizmente, após lutar durante meses contra uma leucemia, Tristessa faleceu em Agosto de 2014. 

Escutar ♪

Sugestões e dicas são sempre bem vindas!

Atualizandooo! (agosto/2017): Queridos seguidores, pessoas que acompanham o GIRL UNITY ou que apenas vieram parar aqui por acaso, essa postagem foi feita em 2011, de lá pra cá conheci muitas bandas com vocal feminino gutural, inclusive brasileiras! Portanto, aguardem que em breve farei um novo top 10! 

18 comentários:

  1. e a KARYN CRISIS??????????????
    é a melhor de todas e ninguém conhece...
    fuck you all

    ResponderExcluir
  2. sei que não é concurso, mas voto na angela, nem tanto por ele, mas pq arch enemy é do carvalho!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia nenhuma... gostei delas, mesmo não sendo fã dos estilos... e que técnica foda elas tem :)

    ResponderExcluir
  4. amo adoro a Cadaveria

    vou dar uma facebookada neste post e tbm um RT
    \,,/

    @modernwitch

    www.exoticlic.com

    tá excelente seu blog congrats!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa,parabéns mesmo pelo post,por mais que também não seja meu estilo preferido eu fiquei impressionada com essas mulheres hahaha,já conheçia algumas mas essa Dana realmente foi ...incrível hahaha
    Adorei o blog.

    ResponderExcluir
  6. há uma banda da suecia composta so por raparigas que se chama hysterica... tambem ha os nightwish que tem uma vocalista... matriarch... sirenia... leaves eyes... ha muitas que nao sao muito conhecidas

    ResponderExcluir
  7. tenho certeza q um dia irá ter uma vocalista brasileira no meio e não vai demorar q faça gutural

    ResponderExcluir
  8. tenho certeza q um dia haverá uma cantora brasileira junto com essas mulheres incriveis,claro também fazendo gutural e não irá demorar.

    ResponderExcluir
  9. Já tem. direto de Recife, Pernambuco, Brasil.
    https://www.youtube.com/watch?v=VD-qQaQT9uk

    ResponderExcluir